segunda-feira, 21 de abril de 2008

Os meninos do Brasil (The Boys from Brazil)

"Yakov Liebermann é um velho caçador de nazistas baseado em Viena, onde comanda um centro que recolhe documentação sobre crimes contra a Humanidade perpetrados durante o Holocausto.
Em setembro de 1974, Liebermann recebe um preocupante telefonema de um jovem que lhe informa que acabara de interceptar conversações telefônicas de Josef Mengele, o médico dos campos de concentração que executava terríveis experimentos em judeus durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com o jovem, Mengele havia acionado o Kameradenwerk (rede de apoio aos oficiais nazistas após a guerra) para levar a cabo um estranho trabalho: seis nazistas deveriam matar 94 homens, que compartilham alguns traços comuns. Todos os homens são civis e todos devem ser assassinados numa determinada data.
Antes que o jovem pudesse terminar o telefonema, ele é abruptamente interrompido e a ligação é cortada.
Liebermann hesita sobre o que fazer, pois recebe muitos trotes e pistas falsas. Todavia, o que o jovem lhe havia contado parece verossímil e decide agir. Uma caçada a Mengele e seus "meninos" tem início."


O romance foi impresso no Brasil em 1976, pelo escritor norte-americano Ira Levin.
Imaginem vocês, um monte de Hitlers, Mengeles, espalhados pelo mundo? O livro abre uma questão das experiências genéticas com seres humanos muito interessante. E, o mais incrível, é que enfoca várias referências históricas, sociais, e principalmente, faz-nos refletir sobre como o sistema de poder da humanidade é tão intenso.
Tão logo, a aproximação que se dá à parte da inteligência humana, assimilando a ficção e a realidade é bem próxima, fazendo com que você entre no mundo da fantasia se confundindo quase sempre com a realidade.

Um comentário:

Francesco disse...

Muito legal Nana! Parabens pelo primeiro Post ;)

Beijo querida!