'
Ranke acreditava piamente que a divina providência cuidaria da significação da história se ele cuidasse dos fatos... A concepção liberal da história do século XIX tinha uma estreita afinidade com a doutrina econômica do laissez-faire... Era a época da inocência e os historiadores passeavam pelo Jardim do Éden... nus e desprovidos de vergonha diante do deus da história. Depois, conhecemos o Pecado e veio a experiência da queda, e os historiadores que pretendem hoje dispensar uma filosofia da história (entendida no sentido de uma reflexão crítica sobre a prática histórica) tentam vã e simplesmente, como os membros de uma colônia de nudistas, recriar o Jardim do Éden em seu jardim de subúrbio.
CARR, E. H. What is History? Citado por: LE GOFF, Jacques. Histoire et Mémoire. Paris: Gallimard, 2004. p. 198. (tradução minha).
Lembro que, como se pode ver na referência, o livro que eu estou lendo é o do Le Goff, não o do Carr; mas não acho exagero deixar o número de chamada do Carr na BC da UFES para os que, como eu, se interessaram pelo autor (930.1 C311q).
6 comentários:
acho que já li um trecho desse livro .......
tudo que eu li se limita a esse trecho citado pelo Le Goff... mas parece uma ótima leitura =)
estou gostando muito do Le Goff.
Muito bom... Quando tiver um tempinho vou procurar um momento do São Luis pra postar ;)
Vai a dica ai Vitor ;) São Geraldo nos ilumine #)
Galera... temos 44 posts... Uhul!
Neste post do Carr vocês poderiam ter se comunicado melhor, pra colocar uma passagem da Tuchman sobre o livro do Carr. É bacana o jeito que ela fala hehe.
força no blog, pela rápida olhada que eu dei, tá bem bacana.
abraço.
obrigado pela sugestão, renan.
Visit my F1 blog
http://formula1-pitlane.blogspot.com/
Postar um comentário