
A democracia, por sua vez, despertara grandes esperanças; mas descobriu-se que ela significa simplesmente o esmagamento do povo, pelo povo e para o povo. Devo dizer que esta descoberta ñ veio sem tempo, pois TODA AUTORIDADE É DEGRADANTE. Degrada aqueles que a exercem, como aqueles sobre quem é exercida. Quando usada de forma violenta, brutal e cruel, dá bom resultado, porque gera ou, de algum modo, faz aflorar o espírito de revolta e o Individualismo que lhe deve dar fim, Quando usada com certa dose de amabilidade e acompanhada de prêmios e recompensas, torna-se assustadoramente desmoralizante. Os indivíduos, neste caso, têm menos consciência da horrível pressão a que estão sujeitos. Assim, atravessam a vida numa espécie rude de conforto, como animais domesticados, sem jamais se darem conta de que estão pensando pensamentos alheios, vivendo segundo padrões alheios, vestindo praticalmente o que se pode chamar de roupas usadas pelo alheio, sem nunca serem eles msmo por um único momento.
Oscar Wilde - A alma do homem sob o socialismo
.
.
Oscar Wilde, gênio. Eu traduzo ele como um dos intelectuais mais inteligentes do século XIX. Nos últimos tempos peguei três obras para desse autor, resumo: sensacionais. A alma do homem sob o socialismo é um livrinho de bolso (em torno de 70 páginas) que, sob uma perspectiva inglesa e particular do Wilde, nos revela o que foi, o que era, o que é e pra que serveria a nossa alma, a nossa vida, com análise na história, na sociologia, na antropologia, na arte e na psicologia. Coisas de Wilde ...
.
5 comentários:
Carola! muito bom post!!! só ta faltando a referência ;)
Esse é um dos autores que tenho mais vontade de ler... faça mais posts sobre livros dele ;)
Beijos!!!
realmente. adorei. me deu vontade de ler o livro na hora.
essa autoridade amável à qual os indivíduos se submetem sem consciência me lembra as melhores passagens de Tocqueville sobre o "despotismo democrático". um governo que tudo controla e que acaba expulsando os indivíduos do debate político. para Tocqueville, a auto-determinação política é a própria liberdade. mas as pessoas não se importam com isso, voltadas que estão para as preocupações particulares. Tocqueville condena fortemente esse individualismo.
agora, pra mim não ficou claro onde Wilde vê esse homem submisso. sob a democracia ou sob o socialismo? achei que o post deu a entender que era sob o socialismo, o que faria desse texto, um texto anti-socialista. me ajuda aí.
Engraçado você ter comentado sobre o Individualismo Vitor. Mas também foi falha minha. Neste livro, Wilde desenvolve uma idéia peculiar sobre essa questão do Individualismo ou pelo menos nunca tinha pensando esse conceito sob o viés que ele apresenta.
Para ele, o Indivíduo só é "pleno" e exerce sua individualidade de fato, através do Socialismo. Mais detalhes, só lendo o livro mesmo.
^^
à disposição, Tchesco.
Tenho este livro e o Retrato de Dorian Gray. O Batata tem o memórias do cárcere e a Balada de Reading.
a biblioteca da Ufes tem o retrato de dorian gray até em alemão... mas esse do socialismo não tem. gr ufes! quem estuda as traduções alemãs de dorian gray por lá? pfff
Postar um comentário